O curso



CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA


1. INTRODUÇÃO
             
              O curso de Medicina Veterinária visa à formação de profissionais altamente capacitados em atividades relacionadas à produção econômica dos plantéis, sendo, portanto, preparados profissionalmente para:
a) supervisão, coordenação e orientação técnica;
b) estudo, planejamento de projetos e especificação;
c) estudo de viabilidade econômica;
d) assistência, assessoria e consultoria;
e) direção de obra e serviço técnico;
f) vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
g) desempenho de cargo e função técnica;
h) ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão;
i) elaboração de orçamento;
j) padronização, mensuração e controle de qualidade;
l) produção técnica e especializada;
m) condução de trabalho técnico.

              Ao Médico Veterinário cabe o exercício das atividades citadas anteriormente relacionando-as às áreas de Produção Animal, Zootecnia, Prevenção de Doenças, Cirurgia, Inspeção e Controle de Qualidade de Produtos de Origem Animal, Ecologia, Defesa Sanitária Animal, Melhoramento Genético Animal, Reprodução Animal, Nutrição, Bromatologia, Preparo de Rações, Laticínios, Economia Rural e Crédito Rural, incluindo seus serviços afins e correlatos.


2. OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS
             
              O curso de Medicina Veterinária da UENF tem o objetivo de diplomar profissionais com profundo conhecimento dos princípios científicos que alicerçam sua profissão; generalista no sentido de maior “abrangência e amplitude de conhecimentos” e integrados no sistema produtivo, o que ocorre desde os primeiros anos de sua formação acadêmica. É  dado ênfase ao setor produtivo local, por meio de unidades demonstrativas e projetos em propriedades rurais. A UENF possui ainda um programa de Iniciação Científica objetivando introduzir na pesquisa científica os estudantes de graduação. Nesta perspectiva, a iniciação metodológica leva o aluno ao desenvolvimento de uma mentalidade voltada para a compreensão e modificação sustentável da realidade. Com um corpo docente formado somente por doutores, que, além de atuarem no ensino, exercem também  atividades de pesquisa e extensão, os estudantes de Medicina Veterinária da UENF são familiarizados com estas atividades desde o início do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário